Fan Page

Conhece nossa página no facebook? Curte lá: facebook.com/igrejamaejd

Ouça ao vivo

29 abril 2015

O QUE FAZ UMA FAMÍLIA SER SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS?



Salmo 101

         Nossa família está em fase de construção. Não existe família pronta. Existe família que está sendo edificada, construída e preparada. A família que pensa que está pronta e preparada está condenada ao fracasso. Mas também é preciso que entendamos que essa preparação e construção não podem ser segundo nossos interesses e conveniências. A família não pode ser interpretada segundo os caprichos humanos. Precisa passar pelo referencial da Palavra.  Vejamos, nesse Salmo, também de Davi, o que podemos entender, presente nele, que nos ajuda na compreensão do que faz uma família ser segundo o coração de Deus.

A família precisa ser inteligente e portar-se de maneira inteligente - v2
Inteligência é a capacidade de aprender (QI). Mas hoje se fala na inteligência emocional, que é a capacidade de saber se relacionar. Mas, podemos falar também da inteligência espiritual. Elas se completam. O que o salmista dá a entender é que essa inteligência precisa ser vivida no dia a dia e com um objetivo. É viver no caminho reto.


A família precisa viver com sinceridade - v2b 
Aliás, é exatamente na família que a transparência, verdade e sinceridade mais podem ser refletidas com nossas ações. Usam-se máscaras no trabalho, com o vizinho, na Igreja, enfim, em tantos lugares e situações, mas em casa elas caem. A sinceridade é a capacidade de viver a autenticidade do caráter. Deixamos o palco da representação teatral e vivemos a realidade da vida. O que faz a família ser segundo o coração de Deus é abandonar o engano, a farsa, a mentira.

A família precisa decidir o que estará diante de seus olhos - v3 
Num mundo muito complexo de visibilidade, quando os desejos dos olhos se tornaram o foco humano em busca do hedonismo, a família precisa muito considerar os valores morais e espirituais a serem contemplados. Não se refere simplesmente a uma questão da estética, mas da ética. Não se trata de contemplação e admiração, mas sim do entendimento de que os olhos são a janela da alma, razão porque as coisas ruins, destrutivas, perniciosas, maldosas, infrutíferas, “escravizantes” devem ficar do lado de fora.



A família que procura com bons critérios fazer suas escolhas - v6
Os pais e os filhos já devem se preocupar com os cônjuges destes, desde cedo. O contexto aqui é a escolha de Davi para aqueles que fariam parte de sua casa no serviço. Mas muito bem se aplica aqui a consideração. Deveriam fazer parte de sua família,apenas pessoas comprometidas com o valor da fidelidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Breve postaremos seu comentário. Deus te abençoe.