Fan Page

Conhece nossa página no facebook? Curte lá: facebook.com/igrejamaejd

Ouça ao vivo

25 maio 2012

A Família no Altar - quinta-feira


Mais uma noite abençoada. Além das famílias que vieram com o propósito de colocarem-se no altar da oração, esteve conosco o Rev. Valtenor Dourado que proferiu uma mensagem impactante e encorajadora. Vamos ao resumo desta mensagem abençoadora:

Isaías 58:12 e Neemias 4:1-23

                O Rev. Valtenor fez um paralelo entre os dois textos mostrando que ambos falam de reparar brechas e restaurar veredas na família. A cidade de Jerusalém que fora destruída pelo exército inimigo estava num momento de reconstrução dos muros, do templo, das casas, tornando-se de novo uma cidade habitável com famílias restauradas e restabelecidas. Quando os inimigos de Jerusalém ficaram sabendo da reconstrução da cidade e dos muros, eles não ficaram satisfeitos e tentaram de todas as formas impedir que o projeto de reconstrução da cidade fosse avante. Assim Neemias convoca o povo a se unir e lutar para levar aquele projeto até o fim: “Inspecionei, dispus-me e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa”(Ne.4:14).



LUTE POR SUA FAMÍLIA!
I.                    ASPECTOS IMPORTANTES NA LUTA PELA FAMÍLIA:
1.       Identifique seus inimigos (Ne.4:1,3,7) -  É preciso que tenhamos bem claro quem são nossos inimigos. Quando Neemias reconstruía os muros ele sabia exatamente quais eram os seus inimigos. Contra quem a família está lutando? Nosso inimigo tem nome – “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pd.5:8). O diabo é o inimigo da família. Não estamos lutando contra o pai, contra a mãe, contra  filhos. Estamos em guerra contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso que tenta destruir a família (Ef.6:12-13).
2.       Tenha bons aliados (Ne.4:20) – Neemias sabia que precisava de aliados

ü  Neemias fez aliança com os nobres, com os oficiais
ü  Neemias fez aliança com o povo judeu (4:6)
ü  Neemias fez a mais importante de todas as alianças, Ele fez aliança com Deus.

3.       Saiba por que você está lutando (Ne.4:14) – Por que motivo estamos lutando? Neemias não estava lutando meramente para reconstruir os muros da cidade – “Pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas...”, vossa esposa, vosso marido. Estamos lutando por nossa família.

II.                  IDENTIFIQUE AS ESTRATÉGIAS DO INIMIGO:
O inimigo da família tem suas estratégias para destruir o seu casamento, a sua família. No caso da reconstrução dos muros de Jerusalém, os inimigos Sambalate e Tobias utilizaram algumas estratégias: Atacar
1.       Atacar a motivação (4:4) – “fracos judeus”. Os inimigos chama o povo de Deus de fraco para inibir, questionar a força daquele povo. O diabo vai usar pessoas para tentar lhe desmotivar, dizer que não tem jeito, que você não vai conseguir, mas lute, “Lembrai-vos do Senhor, grande e temível”. Somos fracos, mas o nosso Deus é forte e Ele peleja por nós e conosco.
2.       Plantar dúvidas“Acaso reviverão, renascerão...” (4:2) – Será que vão conseguir restaurar as brechas do muro? A dúvida sempre foi uma estratégia do diabo para nos afastar da vontade de Deus. Cuidado! Não desista de lutar por sua família.
3.       Questionar a estrurura (4:3)“... Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra”. Os inimigos atacaram os sentimentos (coração),  a fé (por meio da dúvida) e visto que não conseguiram, então questiona a própria estrutura do muro. Os inimigos da Igreja e da família tentam a todo custo atacar a estrutura familiar tradicional, criando uma nova estrutura familiar que não foi plantada por Deus. Os liberais desta nação estão tentando a todo custo arrebentar com a família tradicional, mas esta estrutura não vai cair porque tem o sólido fundamento da Palavra de Deus. Jesus é a rocha firme onde nossas famílias estão edificadas.
4.       Usar de zombaria e desprezo (4:4)Os inimigos de Deus e da família zombam dos princípios de pureza e santidade na família. Eles zombam das moças que se mantém virgens, escarnecem dos rapazes que não tem vida sexual antes do casamento, zombam dos maridos fiéis, da esposa fiel, escarnecem dos que defendem o padrão de disciplina bíblica para os filhos. O mundo tem sido cruel com a família. Satanás tem atacado com fúria a instituição familiar. Por isso “Lembrai-vos do Senhor, grande e temível e pelejai...”. Seja determinado em lutar por sua família.

III.                CAMINHOS PARA A VITÓRIA NA LUTA  PELA FAMÍLIA:
Diante do quadro exposto, quais são os caminhos para a família sair fortalecida e vencedora?
1.       Dependa de Deus (Ne4:9)“... Mas nós oramos ao nosso Deus”. Diante dos ataques do inimigo, devemos buscar em primeiro lugar a ajuda de Deus. Quer ter um casamento forte? Peça ajuda de Deus. Precisamos cultivar cada vez mais a dependência de Deus, para manter nossa família unida e forte.
2.       Seja vigilante (4:9)O povo orava, mas foram colocados guardas de dia e de noite para proteger o povo dos inimigos. Jesus diz em Mateus 26:41 para vigiarmos orarmos. Temos que orar pelo casamento, mas vigiar para não cair em tentação. É preciso vigilância em casa na televisão, no computador. Vigiar as amizades dos filhos, com que eles andam, onde estão dormindo. Vigilância também no ambiente de trabalho. É ser vigilante em todo tempo, porque o inimigo ataca sem parar.
3.       Seja esforçado (Ne.4:16-19)Além de depender de Deus, ser vigilante, o povo suou a camisa, trabalhou ardentemente para construir uma família forte. Para um casamento feliz é preciso esforço, ação, força de vontade, investimento de tempo e dinheiro. Você tem se esforçado para manter seu casamento feliz?

IV.                CONSIDERAÇÕES FINAIS:

1.       Deus quer que as famílias estejam envolvidas (4:13)
ü  Deus escolheu contar com as famílias;
ü  As famílias devem se unir (4:19)
ü  Sua família tem que se alistar, envolver-se e participar. É preciso tomar seu lugar na peleja, no trabalho. Neemias diz: “Dispus-me...” (4:14). Ele se colocou de pé para lutar por seu povo, sua cidade, sua família.

2.       A batalha é travada o tempo todo (4:11-12). O inimigo não tem ora para atacar, por isso, nossa atenção deve ser constante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Breve postaremos seu comentário. Deus te abençoe.