No segundo dia de intercessão pela família, recebemos a Igreja Presbiteriana Betel. O ministério de Louvor Betel conduziu o momento de adoração com cânticos espirituais e a participação especial dos irmãozinhos Abel no violão e Paulinha no vocal, filhos do casal André e Joseane. Deus continue abençoando estes pequeninos para que cresçam integralmente e continuem consagrando seus dons e talentos musicais no altar do Senhor.
A mensagem foi proferida pelo Rev. Gilmar Oliveira de Cerqueira, pastor da IPB Betel de João Dourado. Explorando o tema da família no altar deste ano baseado em Isaias 58:12 – REPARANDO BRECHAS E RESTAURANDO VEREDAS NA FAMÍLIA, o Rev. Gilmar falou com muito calor na alma e intrepidez verdades profundas para as nossas famílias conforme esboço a seguir:
O recente noticiário de rachaduras num prédio na cidade de Lapão serviu de exemplo para o que está acontecendo com as famílias. A família tem sofrido muitos abalos. Tem como salvar a família?
À luz de textos bíblicos enriquecedores para a argumentação do tema geral, o pastor Gilmar levantou três questionamentos na sua mensagem:
I. A FAMÍLIA PRECISA DE REPAROS?
Só se restaura o que foi danificado. O próprio tema denuncia a existência de brechas na família – À luz de Genesis 3:6-13 vemos que desde o principio o maior problema da família sempre foi o pecado. A primeira família recebeu o maior abalo que uma família pode experimentar: A abrir-se para o pecado. Quando o primeiro casal desobedeceu a Deus as conseqüências começaram a aparecer, tais como fuga de Deus, vergonha, medo e acusação; o primeiro homicidio da historia aconteceu dentro da família de Adão. Ainda hoje essas terríveis conseqüências estão presentes nos noticiários trágicos de pais matando filhos e filhos matando pais. A violência, a falta de afeição e respeito nos lares são algumas das muitas provas de que a família precisa de reparos e restauração porque ela se abriu para o pecado.
II. É POSSÍVEL REPARAR BRECHAS NA FAMÍLIA?
Como vimos, uma pequena brecha é suficiente para destruir uma família. Argumentando que é possível sim tapar brechas nas relações conjugais no lar, o Pastor Gilmar contou como exemplo de mulher reparadora de brechas na família a historia de Ana (I Samuel 1:8-18). Ana era casada com um homem que tinha outra mulher. Essa “outra” lhe irritava, lhe pirraçava. Essa “outra” tinha filhos e Ana era estéril. Para qualquer mulher na época era um desconforto, um terrível constrangimento psíquico-social. Ana é um exemplo de reparadora de brechas no lar, porque não baixou o nível frente a terrível crise conjugal; ela fez o que todos nós devemos fazer quando nossa família não vai bem: Se derramou em lagrimas perante o Senhor. O que deu a Ana equilíbrio para enfrentar a crise da sua família foi a sua espiritualidade verdadeira. I Samuel 1:8 nos fala de uma mulher com semblante abatido e alma amargurada, mas no versículo 18 do mesmo capitulo nos fala de uma mulher de rosto alegre e de alma restaurada, porque decidiu encarar os problemas não de seu jeito mais do jeito de Deus. É possível sim restaurar brechas em nossas famílias se buscarmos a Deus.
III. É POSSÍVEL RESTAURARA VEREDAS NA FAMÍLIA?
Leia Neemias 4:12-21. O texto nos conta que diante de uma cidade destruída e famílias arruinadas, Neemias levantou-se, e chamou para si a responsabilidade, porque entendeu que havia jeito sim para aquela situação de humilhação e vergonha. O povo atendeu a sua convocação para reconstruir os muros de Jerusalém. De forma estratégica Neemias tapou as brechas dos murros reforçando a segurança contra os ataques dos inimigos nas partes considerada mais vulneráveis. Precisamos enxergar as áreas de maior vulnerabilidade das nossas famílias e vigiar e orar para não sofrermos maiores prejuízos. Outra atitude importante que Neemias buscou foi restaurar a comunhão, criar laços e aproximação entre as pessoas. As famílias estão enfraquecidas, rachadas, porque cada um está isolado dentro de casa. Precisamos andar juntos na mesma direção.
Concluindo a mensagem para as famílias, o Rev. Gilmar conta que ao refletir enquanto meditava para pregar se viu andando pelas antigas veredas onde recebia ensinamentos dos seus pais enquanto caminhavam nas veredas estreitas da roça ali no município de Ruy Barbosa, sua terra natal - “Que saudade das veredas” repetia o pastor com lágrimas nos olhos.
A família pode não voltar ao que era, mas as antigas veredas abertas pelo Pai eterno permanecem para sempre. São veredas eternas e imutáveis para uma caminhada de triunfo da família. O Profeta Isaias autor do texto básico da semana da família no Altar é um profeta messiânico. Ele aponta para Jesus, o Maravilhoso, o Deus Forte, o Conselheiro, o Príncipe da Paz, o Emanuel, o Ungido do Senhor. Assim como em Adão a família sofreu o terrível impacto do pecado que abalou toda a sua estrutura, em Cristo Jesus é possível sim a família ser restaurada. Que Deus abençoe a todas a famílias.
(Resumo da mensagem proferida pelo Rev. Gilmar O. Cerqueira na Família no Altar 2012).
Confira as fotos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Breve postaremos seu comentário. Deus te abençoe.