Fan Page

Conhece nossa página no facebook? Curte lá: facebook.com/igrejamaejd

Ouça ao vivo

03 agosto 2010

SEGURANÇA ABSOLUTA SÓ EM DEUS!

Os dicionários definem SEGURANÇA como certeza, confiança firmeza, garantia – “ a percepção de se estar protegido de riscos, perigos ou perdas”. Qual o lugar mais seguro do mundo?


No período da guerra do Golfo – falava-se do esconderijo de Saddan Hussein como um lugar seguro - a fortaleza do referido defunto era tão impenetrável que nem mesmo as 2 toneladas de bombas de última geração não conseguiram afetar seu interior. Era um abrigo capaz de resistir a uma explosão nuclear de uma bomba que explodisse a 200 metros de distância. Com toda a segurança arquitetada, Saddan “ já era” há muitos anos.


Os Estados Unidos mesmo com todo o aparato de segurança (camâras, radares, polícia secreta, inteligência, armas sofisticadas), no sombrio 11 de setembro 2001, quando aconteceu aquele ataque terrorrista, não se ouviu um tiro. Homens com facas conseguiram sequestrar aviões e fazerem um grande estrago e humilhação ao país, considerado o mais seguro do mundo. Em J.D. quando uma agência bancária foi assaltado há alguns anos atrás, a cidade ficou sabendo pelo tumulto, tiros, carros virando, gente morrendo. Com toda a segurança de hoje, na última quinta-feira (29/07/10), um seqquestro da família do sub gerente , seguido de assalto ao Banco do Brasil em plena luz do dia, sem que ninguém percebesse!


A gente houve falar de todo tipo de segurança (no trânsito, no trabalho, pública, internet, senhas, detectores de metais, seguro de vida, sexo seguro), tem seguro para tudo. As companhias de seguros ficam mais ricas a cada dia, mas, ainda assim, aumenta a criminalidade, a violência, o medo, a AIDS, a delinquência juvenil, em outras palavras, o homem não tem como segurar o próprio homem. Cada dia mais os acontecimentos à nossa volta convence-nos por si mesmos que esse mundo é um lugar inseguro, vulnerável e amedrontador. O profeta Oséias viveu há cerca de setecentos anos antes de Cristo, e o que ele escreveu, poderia ser manchete dos jornais mais lidos do nosso país hoje: “Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar, e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios. Por isso a terra está de luto, e todo que mora nela desfalece ...”(Oséias 4:1-3). Ligamos a televisão, o rádio, lemos os jornais e sempre há estampadas em suas redações as tristes manchetes de assassinatos, tráficos, seqüestros, arrombamentos de lojas, roubos, violência sexual, conivência e cumplicidade de autoridades em todas as esferas dos poderes constituídos com a criminalidade e tantos outros males que causa pavor, medo, luto em toda a nação.

A nossa pequena João Dourado não é mais a pacata cidade, onde se possa andar tranqüilo, se assentar nas calçadas e deixar os filhos brincarem e pularem pelas praças. A engenhosidade do crime, a facilidade de acesso às drogas, o aumento da violência em nossa cidade e região assusta a todos nós.


A. ESTE MUNDO NÃO É UM LUGAR SEGURO

I. Este mundo não é um lugar seguro, porque jaz no maligno. O diabo existe.

Ele é inimigo de Deus, adversário, acusador, destruidor, maligno, tentador, mentiroso - Seu projeto é roubar, matar e destruir. Ele age oprimindo, possuindo, confundindo, matando. Das grandes causas de insegurança e medo no mundo atual, o alcoolismo, as drogas, ocupam os primeiros lugares. Não existe neutralidade. Estamos em guerra contra os principados e potestades que agem neste mundo tenebroso.

II. O mundo não é um lugar seguro porque os homens, na sua maioria não temem a Deus.

O salmo 14 diz que o insensato por não temer a Deus, se corrompe e pratica coisas terríveis, ou seja, o mundo não é um lugar seguro porque os homens em sua natureza terrena, pecaminosa, é mal.


Aí chegamos no X da questão. Não se muda uma cidade, um estado, uma nação, uma instituição sem transformar o principal agente de mudança: o homem. Não adianta colocar o carro adiante dos bois e querer chegar a algum lugar. A Bíblia diz que a raça humana está debaixo do pecado, totalmente depravada e inclinada muito mais para o mal do que para o bem. Não terão êxito reformas políticas, mudanças de governo, de secretários de segurança, sem mudar o homem de dentro para fora. A mudança começa quando cada homem e cada mulher, consciente do seu pecado, se voltar para Deus. O problema não começa com os grandes furtos, roubos. Começa com a mentira para levar vantagem, com a desonestidade num troco, com o vender ou comprar a consciência de alguém em troca de vantagens pessoais, com uma propina para se livrar de um aperto, e por aí vai...


Um professor de Geografia estava com seu filho em casa tentando terminar um trabalho. Já noite, ele iria aplicar uma prova no dia seguinte e o filhinho lhe incomodava... Já stressado, o pai teve uma idéia: Pegou uma mapa-múndi que estava à sua frente e resolveu fazer um quebra cabeça para distrair o menino. Imaginou que iludiria o menino por um bom tempo até ele terminar sua tarefa de tentar colocar o mundo em ordem. O menino topou o desafio, saiu do quarto com as figurinhas e em 10 minutos o menino voltou: - Pai, já fiz! Já consertei o mundo. O Pai não acreditou! Foi lá onde estava o menino, conferiu tudo e estava tudo certinho. Como você conseguiu colocar esse mapa em ordem tão rápido? (perguntou o Pai). O menino esperto lhe disse que depois de muito tentar sem conseguir, antes de desistir, virou o mapa para ver o que tinha do outro lado; viu a figura de um braço, continuou virando as figuras até que consegui formar (consertar) um homem. Então virou para o outro lado e o mundo estava em ordem. Moral da história: Depois que ele conseguiu “consertar” o homem, o mundo foi consertado. Um mundo melhor começa a partir de cada um de nós.

III. Este mundo não é um lugar seguro, porque o homem é falível e limitado em seu poder.


A Palavra de Deus diz “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor...” (Jr.17:7-8). Não acredito que o homem é a medida de todas as coisas... Deus é a medida de todas as coisas. Quem vai resolver essa grave e assustadora crise de segurança em todo o país? O governo Lula? E, por que não resolveu até agora? Um novo presidente(a), uma reforma jurídica? A polícia? O exército? Quem...? Segundo está escrito “Se o Senhor não guardar a Cidade em vão vigia o sentinela (Salmos 127:1). Enquanto o homem ocupar o lugar de Deus não há esperança para a nação, o mundo não terá paz, porque um mundo melhor depende da reconciliação de cada ser humano com o Seu Deus e Senhor.


(Obs.: Continua o texto sobre Segurança na próxima Semana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Breve postaremos seu comentário. Deus te abençoe.