Fan Page

Conhece nossa página no facebook? Curte lá: facebook.com/igrejamaejd

Ouça ao vivo

14 fevereiro 2014

CULTUANDO AO SENHOR COM EXCELÊNCIA

“... Aconteceu que nos fins de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste”(Gn.4:3-4).


A Palavra de Deus é simplesmente espetacular, divina, fonte inesgotável.  Falei sobre excelência no domingo passado e pretendia aprofundar o tema posteriormente. Mas numa conversa informal com o Diácono Gel, ele lembrou-me da oferta de Caim e Abel. Ai foi como abrir uma janela na minha mente para contemplar um horizonte novo sobre o tema. Resolvi então refletir um pouco na diferença entre o caráter e o comportamento de Caim e Abel no ato de cultuar ao Senhor.

Caim e Abel trabalhavam no campo, mas em funções diferentes. Um era pastor de ovelhas e o outro era lavrador. Homens da luta, da labuta, do suor para ganhar o pão dignamente.  O primogênito Caim era um homem ímpio, Abel era um homem piedoso e temente a Deus. Se formos traçar um perfil destes dois irmãos a distância entre um e outro no que tange à piedade e temor a Deus é muito grande. Porém, quero focar mais na oferta como símbolo do nosso serviço e do nosso culto ao Senhor. A palavra usada para oferta na língua hebraico significa “tributo”, uma honra de alguém que se considera inferior a um Ser Superior. No texto em apreço, ambos ofertaram a Deus como seu Superior, mas com diferenças bem pontuais.

O texto diz quanto a Caim que no fim de uns tempos ou no fim de dias (algo indefinido, casual) Ele trouxe uma oferta ao Senhor do fruto da terra, afinal ele era lavrador (Gn.4:3). Quanto a Abel o texto destaca que Ele ofertou das primícias do seu rebanho e da gordura deste(4:4). Ambos ofertaram, mas existe diferença na forma de ofertar. Caim ofertou casualmente da sua produção agrícola. Abel ofertou, mas o fez tirando dos primeiros animais nascidos e da carne de primeira qualidade para o sacrifício ao Senhor. Fica evidente que Abel honrou primeiro a Deus e com o seu melhor, ao passo que Caim nem ofereceu as primícias, nem o melhor da sua produção, ou seja, o primogênito não colocou Deus em primeiro lugar!

Se queremos servir a Deus com excelência no nosso culto, vamos dar a Deus as primícias, dar o melhor do nosso ser, dos nossos dons e talentos, do nosso tempo e dos nossos bens. Deus quer se agradar primeiramente de nós e depois das nossas ofertas.  Não se preocupe com a quantidade, nem com a diversidade. Viva primeiramente de modo agradável e tudo mais se tornará uma oferta de cheiro suave na presença de Deus. Sirvamos, pois a Deus com zelo e fervor!


Rev. Cloves Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Breve postaremos seu comentário. Deus te abençoe.