Fan Page

Conhece nossa página no facebook? Curte lá: facebook.com/igrejamaejd

Ouça ao vivo

02 janeiro 2011

ESQUECENDO O PASSADO, PROJETANDO O FUTURO

FILIPENSES 3:12-15

Fim de ano é sempre um tempo para avaliação. A gente às vezes mistura gratidão, frustração e expectativa. Gratidão pelas bênçãos, frustração pelos projetos não realizados ou mesmo inacabados, os erros praticados e omissões. Por outro lado, ansiosos por entrar no novo ano para se reorganizar e perseguir nossas metas e desafios com tempo para começar tudo de novo. Fato é que nesta reprogramação da vida temos coisas para lembrar, coisas para esquecer e outras para projetar. Assim quero dedicar alguns tópicos desta reflexão aos companheiros de caminhada cristã que enfrentam os mesmos dilemas que costumo encarar na virada dos anos.


I. TEMOS FATOS PARA NUNCA ESQUECER:

A. NUNCA ESQUECER OS GRANDES BENEFÍCIOS DO SENHOR EM NOSSAS VIDAS.  Como diz o salmista:


“BENDIZE Ó MINHA ALMA AO SENHOR E NÃO TE ESQUEÇAS DE NENHUM SÓ DOS SEUS BENEFÍCIOS” (SL.103:2).
Quando olhamos em nossa volta a realidade dura da vida neste mundo de tanta maldade, estar vivo, ter saúde, amigos, o pão de cada dia, um emprego, oportunidades e privilégios, todas estas dádivas vem do Senhor. Devemos ter uma memória viva de gratidão a Ele pela Sua Graça e Misericórdia sempre presente na nossa caminhada.



B. NUNCA ESQUECER QUE DEUS JAMAIS ESQUECE DOS SEUS FILHOS:
Sua fidelidade é grande e incomparável. É o próprio Deus que conforta o seu povo quanto a isso.
"PORVENTURA PODE UMA MULHER ESQUECER-SE TANTO DE SEU FILHO QUE CRIA, QUE NÃO SE COMPADEÇA DELE, DO FILHO DO SEU VENTRE? MAS AINDA QUE ESTA SE ESQUECESSE DELE, CONTUDO EU NÃO ME  ESQUECEREI DE TI." (Isaias 49:15)


O nosso Deus não esquece dos seus filhos. Na história de Israel, nos momentos mais difíceis de lutas, provas, quando Deus parecia distante, o seu povo clamava e Deus vinha ao seu encontro com braço forte para livrá-lo. É o que Deus disse a Moisés acerca do seu povo em angústia e opressão no Egito: “Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores... Por isso desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-los subir daquela terra a uma terra boa e ampla...” (Êx.3:7-8).

C. NUNCA SE ESQUECER DE DEUS:

É possível se lembrar do que Deus fez e esquecer de andar com Ele. É possível saber dos atributos de Deus e no entanto esquecê-lo, mas jamais devemos esquecer de Deus, pois se o deixamos estamos mortos:


“OS ÍMPIOS SERÃO LANÇADOS NO INFERNO, E TODAS AS NAÇÕES QUE SE ESQUECEM DE DEUS” (SL.9:17).

Quem se esquece de Deus está perdido e condenado. Já li e já ouvi contar esta história como verídica que se deu com um grupo de jovens em Campinas-SP.  Aqueles jovens embriagados, foram buscar a última pessoa para irem a balada, pararam em frente à casa de uma jovem e a chamaram. A mãe apareceu junto com aquela garota. Vendo que todos estavam embreagados, preocupada com o que poderia acontecer, quando a filha estava entrando no carro já lotado disse-lhe: “FILHA VAI COM DEUS, QUE ELE LHE PROTEJA!” A filha para tirar onda com a mãe disse: “SÓ SE ELE FOR NO PORTA MALAS, PORQUE AQUI TA LOTADO!
Horas depois veio a má notícia para a família dos jovens: sofreram um acidente, todos morreram. O carro ficou inrreconhecível, mais o porta malas ficou intacto. A polícia técnica disse que, pela violência do assindente, seria impossível o porta malas fica intacto. Eles abriram o porta malas e lá estava uma bandeja com 18 ovos sem nenhum arranhão e todos nos lugares corretos da bandeja.



Sendo verídica ou não esta história ilustra muito bem o fim daqueles que se esquecem de Deus. Nunca se esqueça de Deus!
Embora as coisas que não podemos esquecer nunca, o Apóstolo Paulo diz que esquecia das coisas passadas. Há, portanto, coisas para não esquecer e coisas que devemos esquecer. 

II. SEMPRE ESQUECER:
A. ESQUECER O PASSADO DE CONDENAÇÃO:
 
Devemos esquecer o nosso passado de pecado e culpa. O nosso passado não pode se tornar uma sombra, um fantasma nas nossas vidas.
Qual a Palavra de Deus para o teu passado de pecado, derrotas e frustrações:

“EU, EU MESMO SOU O QUE APAGO AS TUAS TRANSGRESSÕES POR AMOR DE MIM, E DOS TEUS PECADOS NÃO ME LEMBRO” (IS.43:25)

O Profeta Jeremias de igual modo falando da maravilhosa graça do perdão divino, afirma em nome de Deus que Ele jamais se lembrará dos nossos pecados passados (Jr.31:34). Da mesmo forma o Profeta Miquéias exalta a bondade e misericórdia incomparável do nosso Deus:

“QUEM, Ó DEUS, É SEMELHANTE A TI, QUE PERDOAS A INIQÜIDADE E TE ESQUECES DA TRANSGRESSÃO DO RESTANTE DA TUA HERANÇA? O SENHOR NÃO RETÉM A SUA IRA PARA SEMPRE PORQUE TEM PRAZER NA MISERICÓRDIA. TORNARÁ A TER COMPAIXÃO DE NÓS; PISARÁ AOS PÉS AS NOSSAS INIQÜIDADES E LANÇARÁ TODOS OS NOSSOS PECADOS NAS PROFUNDEZAS DO MAR” (MQ.7:18-19).

Confie nessa promessa maravilhosa. Os nossos pecados não apenas foram perdoados por Deus, mas totalmente esquecidos por Ele. Diz o Apóstolo Paulo: “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Tome a atitude hoje de esquecer o que Deus jamais se lembrará: os teus pecados. Não seja prisioneiro de sentimentos de culpa. Não aceite as sugestões do diabo te acusando que não tem mais saída para os teus pecados. Não aceite a sugestão de que você é pecador demais e que teus pecados são terríveis a ponto de não poder ser perdoado. Se você crê na obra redentora de Cristo na cruz os teus pecados já estão debaixo do sangue do Cordeiro, absolutamente perdoados.

O Apóstolo Paulo está afirmando que não quer ser um prisioneiro do seu passado de derrotas, de tentativas frustradas, de amarguras na sua trajetória de vida.



B. ESQUECER AS MÁGOAS E RESSENTIMENTOS:

Há pessoas que entra ano e sai ano não conseguem apagar da memória as feridas da alma, frutos de relacionamentos quebrados. Quem quer viver feliz, livre, quem quer desfrutar de uma vida saudável precisa deixar para trás as mágoas, perdoar aquelas pessoas que lhe causaram dores. Conforme está escrito na carta aos Hebreus (Hb. 12: 14-16), não devemos cultivar em nosso coração raiz de amargura, pois esta como uma erva daninha brotará causando perturbação sofrimento.
Como disse no início, há coisas para nunca esquecer, coisas para jamais lembrar e coisas para lembrar sempre. Vejamos, por fim, verdades que precisamos lembrar para que nosso projeto de futuro seja próspero.



III. LEMBRAR SEMPRE:

A. O QUE NOS LEVOU AO AFASTAMENTO DE DEUS NO PASSADO:

Aqui está o princípio de aprender com as experiências passadas para não mais cometer os mesmos erros. Na carta do Senhor Jesus à Igreja em Éfeso, o Senhor Jesus exorta-nos: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras” (Ap.2:4).

B. LEMBRAR DAQUILO QUE NOS ENCHE DE ESPERANÇA:

Profeta Jeremias depois de lamentos e choro diante da calamidade da sua nação escreve lamentações, deixando no capítulo 3: 21 uma palavra de encorajamento e esperança para um povo sofrido. Ele nos ensina como encarar as frustrações, as perdas da vida, as injustiças, enfim, os caminhos adversos. Muitos não conseguem projetar o seu futuro porque estão olhando para o chão, entregando-se às circunstâncias. Estão frustrados, sem perspectiva de um novo tempo. O que diz então o Profeta: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. A mente de Jeremias estava inundada por um rio de esperança que brotava das fontes eternas da misericórdia e fidelidade de Deus para com o seu povo (Lm. 3: 22-24). Nada me encoraja e conforta como as maravilhosas promessas de Deus para minha vida. Sei que estou seguro pelas mãos daquele que Senhor do Universo e tem para mim um futuro glorioso. Eu não temo os acasos. Eu temo a Deus. Minha esperança está nEle.

C. LEMBRAR DO ALVO DA MINHA VOCAÇÃO EM CRISTO:

Fomos conquistados por Cristo Jesus, não apenas para comemorar a conquista e tomar posse das suas bênçãos. Fomos conquistados para conquistar o alvo de Deus para nós. O Apóstolo Paulo disse que ainda não tinha chegado no topo da sua trajetória cristã, mas não estava preso às experiências de derrotas do passado, nem tão pouco conformados com as conquistas do seu presente. Ele almeja ir além, queria avançar para uma vida mais profunda, para um padrão mais alto: 

“PROSSIGO PARA O ALVO PARA O PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS” (FL.3:14). 

Eis uma palavra sobremodo oportuna para a nova geração de crentes. Muita gente ziguezagueando na vida, correndo atrás do vento, dando golpes no ar, quando tem de Deus um chamado especial para prosseguir no alvo mais nobre da existência: Fazer a vontade de Deus, cumprir a sublime missão de conquistar vidas para Deus.

Tentei externar o que sinto, o que creio e o que almejo para o ano novo que começa hoje. Quero que Deus me conceda o privilégio de mais um ano de liberdade plena nEle, de poder servi-lo sem traumas, sem sombras do meu passado, sem murmuração. Agarrado na sua GRAÇA, MISERICÓRIDA E FIDELIDADE, quero viver um novo tempo e conquistar para Deus. Atender as expectativas dEle quanto à minha vocação. O que desejo também a todos os irmãos em Cristo e colegas de ministério. Feliz 2011.


Fonte Vídeo: youtube.com
Rev. Cloves Azevedo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Breve postaremos seu comentário. Deus te abençoe.